O que é Constelação Familiar?

O que é Constelação Familiar?

A Constelação Familiar é um método terapêutico que nos ajuda a compreender, em um nível mais amplo, os relacionamentos e os comportamentos que temos e não conseguimos mudar. É uma vivência sensorial que trata as relações e revela algo que está oculto. Pode ser feita individualmente ou em grupo, mas vamos falar mais sobre a individual neste post, porque ela é um bom caminho para quem não quer expor suas questões em um grupo.

Na Constelação Individual, só participam o cliente e o terapeuta. O trabalho pode feito tanto com bonecos ou com ancoras de solo. No meu caso, trabalho com ancoras de solo. Nesse método, o cliente se posiciona sobre as ancoras e sente o campo. O terapeuta estará em ressonância com o campo e assim poderá conduzi-lo a entrar em contato com a dinâmica familiar. Ele vivenciará os papeis durante a constelação, já que nosso corpo é capaz de perceber informações do “campo de memória”.

O cliente vai obter as informações, partindo do ponto de vista da pessoa que ele está posicionado naquele momento. O terapeuta também pode se colocar nos diferentes papéis para auxiliar na Constelação. Durante o processo, são usadas frases de solução que, na maior parte das vezes, são repetidas pelo próprio cliente e o ajudarão a entender melhor toda a dinâmica na qual ele está envolvido. Assim, fica claro para ele que muitas das situações que ele estava vivenciando estavam, na realidade, ligadas a algum antepassado.

Encerrada a sessão, é orientado para que ele dê o tempo necessário para a constelação fortalecer e fluir.

Quer compartilhar a sua experiência ou está com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

jb faria